Projeto de Lei estende benefícios do PEP aos débitos do ICMS Diferido sobre pescados em SP

PEP pode beneficiar liquidação do ICMS Diferido sobre pescados em SP

Projeto de Lei estende benefícios do PEP aos débitos do ICMS Diferido sobre pescados em SP

Depois de muita confusão e reclamação dos contribuintes paulistas acerca da cobrança do ICMS Diferido sobre pescados, o Deputado Estadual Sargento Neri lançou e instalou na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a Frente Parlamentar contra a cobrança do imposto e em paralelo propôs aprovação de um Projeto de Lei que prevê a redução de juros e multa.

Entenda o caso:

O Projeto de Lei nº 1.207/2019, de autoria do Deputado Estadual Sargento Neri, prevê estender os benefícios do Programa Especial de Parcelamento – PEP autorizado pelo CONFAZ através do Convênio ICMS 152/2019 aos débitos de ICMS Diferido cobrado na operação pescados no Estado de São Paulo.

Através da operação pescados deflagrada pela SEFAZ-SP em julho deste ano, o fisco paulista está cobrando ICMS Diferido de que trata o Art. 391 do RICMS/00, dos bares, restaurantes e comércio varejista do Estado de São Paulo, ainda que optante pelo Simples Nacional (LC 123/2006).

A proposta do Deputado Sargento Neri prevê estender a dispensa dos juros e multa do débito de ICMS Diferido sobre as operações com pescados (Art. 391 do RICMS/00).

Vale ressaltar que o governo do Estado de São Paulo já regulamentou o PEP autorizado pelo CONFAZ.

Através do PEP os contribuintes poderão liquidar dívidas de ICMS geradas até 31 de maio de 2019, à vista ou parcelando o imposto em até 60 meses, com redução do valor da multa em até 75% e 60% dos juros.

Débito de ICMS Substituição Tributária x PEP

Ocorre que o PEP do governo paulista, permite ao contribuinte liquidar débito do ICMS Substituição Tributária somente em até seis parcelas. Neste caso, a redução da multa é de 50% e juros 40%

Vale lembrar que a figura tributária do ICMS Diferido, é uma modalidade da Substituição Tributária. Trata-se do ICMS-ST para trás. O responsável eleito feito fisco recolhe o imposto da operação anterior.

PEP – Programa Especial de Parcelamento (PEP) do ICMS

O PEP do governo paulista, autoriza contribuinte liquidar débitos de ICM e ICMS gerados até 31 de maio de 2019 em até 60 meses, com redução de até 75% da multa e até 60% dos juros.

A regulamentação do PEP ocorreu com a publicação do Decreto nº 65.564 de 2019 (DOE-SP de 06/11) e todas as regras de adesão constam da Resolução Conjunta SFP/PGE nº 4 de 2019 (DOE-SP de 07/11).

O prazo para aderir ao PEP começou dia 07 de novembro e termina dia 15 de dezembro deste ano.

Ao aderir o PEP, o parcelamento do débito terá parcela mínima no valor de R$ 500.00.

Quer saber mais sobre o PEP leia:

PEP: Débitos de ICMS em SP podem ser parcelados em até 60 meses com redução de juros e multa

Governo paulista institui Programa de Parcelamento Especial de ICMS – PEP

ICMS: São Paulo vai instituir Parcelamento de débito do imposto com redução de multa e juros

Projeto de Lei nº 1.207/2019

Que saber mais sobre sobre a ICMS Diferido sobre pescados Leia:

ICMS sobre pescados Enfrenta Frente Parlamentar da ALESP contra a cobrança do imposto

ICMS Diferido sobre pescados entra na pauta da Alesp

Frente Parlamentar Contra a Cobrança do ICMS Sobre as Operações com Pescados

ICMS Diferido: Fiscalização exige recolhimento do imposto sobre pescados

Débito de ICMS Diferido sobre pescados poderá ser parcelado em até 60 vezes

ICMS DIFERIDO sobre pescados: Ação do Fisco paulista gera polêmica

ICMS Diferido: O que você precisa saber?

ICMS diferido aplica-se ao Simples Nacional

ICMS Diferido sobre pescados é alvo de Verificação Fiscal em SP

Nos Conformes promete eliminar a GIA a partir de 2020, mas sua empresa está preparada?

ICMS: Programa “Nos Conformes” classifica Contribuintes em SP

Resolução Conjunta SFP/PGE-3, de 13-08-2019

_________________________MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA SIGA O FISCO__________________________
Quer se manter atualizado? Tem interesse em receber notícias deste Portal? Ao acessar qualquer matéria informe seu e-mail (clique na figura do envelope – basta informar uma única vez). Siga o Fisco®, estabelecida no município de São Paulo, é uma empresa que oferece serviços de consultoria, Cursos, Treinamento (da sua equipe, do seu cliente e fornecedor), e Palestras (tributos indiretos: ICMS, ISS, IPI, PIS/Cofins e Simples Nacional). Temos ainda o Serviço do Especialista Fiscal que vai até a sua empresa (um programa adaptável às necessidades do cliente). Interessados em nossos serviços poderão entrar em contato. Você sabia que a empresa Siga o Fisco® pode te ajudar ainda que a distância? Parceiros com Ferramentas que auxiliam na rotina contábil e fiscal:Quer divulgar seu produto neste Portal? Entre em contato!
O Portal Siga o Fisco foi criado para compartilhar informações de interesse dos contribuintes e profissionais que atuam na área contábil, fiscal e tributária. Entendemos que todas as atividades são importantes, inclusive as de fiscalizações realizadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais, que muitas vezes ajudam a combater a concorrência desleal.

torinocomunicacao

Comentários

Pular para o conteúdo